quarta-feira, 27 de abril de 2016

Hasteamento e Arriamento da Bandeira

Antes de iniciar uma atividade a Bandeira do Grupo e/ou Bandeira Nacional são preparadas para serem hasteadas. Para se prender a adriça (cabo preso ao mastro) à Bandeira utiliza-se o nó "Escota Alceado".



Hasteando a Bandeira: dois escoteiros se dirigem até o mastro, tiram a cobertura  junto ao mastro e hasteiam a bandeira. Quando a adriça estiver em formato triangular o escoteiro que esta olhando para a Bandeira fala: "Chefe, Bandeira pronta para ser hasteada".
Quando o chefe falar "Grupo (ou tropa) , firme! Bandeira em saudação", é iniciado o hasteamento da Bandeira.
Ao final do hasteamento, os dois escoteiros prendem a adriça, colocam a cobertura, dão quatro passos para trás e, juntos, fazem a saudação antes de regressar a formação.

Arriando a Bandeira: Dois escoteiros se digerem a frente da bandeira, fazem a saudação em conjunto, deixam a cobertura ao pé do mastro e desatam a adriça. Quando pronta, em formato triangular, o escoteiro que esta olhando para a bandeira fala: "Chefe, Bandeira pronta para ser hasteada".
Quando o chefe falar "Grupo (ou tropa) , firme! Bandeira em saudação", é iniciado o arriamento da Bandeira.
Ao final do arriamento os escoteiros soltam a bandeira da adriça e dobram  a Bandeira de forma respeitosa e entregam nas mãos do chefe responsável pela cerimônia. 
 

É importante lembrar que quando houver mais de uma bandeira para ser hasteada/arriada, a Bandeira Nacional deve ser a primeira a chegar no topo e a última a chegar nas mãos do escoteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário